Visando esclarecer boatos e contribuir para que os profissionais da educação estejam tranquilos neste momento desafiador de retomada das atividades escolares em meio à pandemia do coronavírus, o Sintramfor vem informar que está em constante conversa com a Secretaria Municipal de Educação visando garantir a segurança e o direito de todos.
Sobre o atendimento aos alunos
A respeito da forma de atendimento aos alunos, conforme garante a Portaria 04-2020, da Secretaria Municipal de Educação, os professores NÃO serão obrigados a orientar as atividades por telefone. Os que quiserem optar por dar maior suporte aos alunos poderão fazê-lo por meio de grupos no Whatsapp, dos quais devem participar o diretor escolar e pedagogo. Os diretores escolares serão orientados a criar estes grupos para facilitar o contato com os alunos e familiares destes.
A Secretaria terá, também, um canal online para passar atividades aos alunos, especialmente os da educação infantil. Ele será um suporte a mais, visando atender melhor às crianças, já que elas não terão atividades impressas. O canal online será lançado na próxima segunda-feira, dia 4.
Entrega do material
As atividades obrigatórias, que estão sendo elaboradas pelos professores, serão analisadas pelos pedagogos e posteriormente levadas para as escolas. A entrega aos alunos vai ocorrer a partir do dia 11 de maio, eles vão receber material para duas semanas, a entrega será feita quinzenalmente.
A distribuição do material ficará a cargo dos diretores, eles vão analisar por qual meio ela será feita, poderá ser presencial, por e-mail ou via Whatsapp. Quem preferir ir à escola para receber o material impresso terá que observar o cronograma (ver anexo), pois haverá dia e hora para retirar o material, já que não se pode deixar formar aglomeração de pessoas.
Zona rural
Para os alunos que moram na zona rural, o material será entregue impresso na casa do estudante.
Calendário escolar
A devolução das atividades vai ocorrer só quando houver aula presencial, segundo informações da Secretaria de Educação. Ainda não se tem informação sobre o Calendário Escolar, nem sobre avaliações. A Secretaria de Educação está aguardando orientações sobre esses dois itens.
Base legal
Todo o trabalho que envolve as atividades escolares em casa tem base legal e está sendo feito por orientação da Superintendência de Passos. Em Formiga, as atividades são norteadas pela Portaria 04-2020, de 27 de abril. Esta Portaria foi criada com base na Resolução Estadual 4310-2020.
Os profissionais da Educação que tiverem dúvidas sobre suas funções devem consultar o Memorando Circular 34, de 18 de abril, esse documento especifica as funções de cada profissional.
Para ver as Portarias e Memorando que norteiam as atividades click nos links abaixo: