Sintramfor reivindicou 15% de recomposição salarial, mas proposta de reajuste baseado apenas no INPC não pode ser contestada porque a maioria dos servidores não participou de assembleia
Apesar de o Sintramfor ter reivindicado ao Executivo 15% de recomposição salarial, os servidores municipais da Prefeitura terão apenas o reajuste baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), em maio deste ano.
A falta da maioria dos servidores na assembleia do dia 21 de março, ocasião em que a proposta do Executivo relativa à Pauta de Reivindicações foi votada, impediu qualquer tipo de ação do Sintramfor. Dos quase dois mil servidores, apenas cerca de cem participaram da reunião e rejeitaram a proposta. Como o grupo era muito pequeno, foi impossível organizar uma paralisação ou greve.
Mediante a falta de união dos servidores, o prefeito enviou à Câmara Municipal o projeto de lei para reajuste baseado apenas no INPC, aproveitando ainda do fato de que neste ano eleitoral não poderá haver qualquer alteração salarial após o dia 8 de abril. “Se os servidores não tiverem a consciência de que o Sindicato sozinho não tem força de representatividade frente ao prefeito, nós jamais alcançaremos nossos objetivos e a valorização salarial e profissional que desejamos”, alertou o presidente do Sintramfor, Natanael Alves Gonzaga.
Natanael salientou ainda que sem participação não haverá conquista. “Não adianta o servidor ficar só cobrando do Sindicato, nós da diretoria estamos fazendo tudo o que podemos para alcançar melhorias para todos, mas enquanto cada uma das classes não participar das assembleias, para votar e mostrar força de representatividade, teremos que aceitar o que nos for imposto porque o que faz o Executivo reconhecer a nossa força é paralisação ou greve, o que não dá pra fazer com apenas cem dos quase dois mil servidores”, ressaltou.
O presidente falou ainda sobre críticas de alguns servidores que não participam das assembleias e cobram do Sindicato. “As críticas sem ação não podem ser levadas em consideração, pois elas não mudam em nada a nossa situação. O que pode mudar e nos levar às conquistas é a participação de cada um”, destacou.
Data-base
Natanael convida a todos para somar forças para aprovação do projeto de lei que visa mudar a data-base de maio para janeiro. Com a mudança, os servidores poderão começar a negociação salarial no início de cada ano, além de receberem o reajuste salarial a partir do primeiro mês. “Precisamos que os servidores se mobilizem para aprovação desse projeto, intercedendo junto aos vereadores, pois a mudança será um grande benefício para nós”, disse Natanael.