(37) 3321-3151 | sintramfor@yahoo.com.br

Nesta segunda-feira, dia 17, a partir das 11h, os médicos e dentistas que atendem pelo Programa de Saúde (PSF), em Formiga, terão uma assembleia para decidirem se deflagrarão uma greve. A reunião será no Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Formiga (Sintramfor).

Médicos e dentistas em assembleia no Sintramfor
Médicos e dentistas em assembleia no Sintramfor

A votação pela greve ou pela aceitação de uma proposta da Administração Municipal deverá reunir todos os médicos e dentistas que atendem pelo PSF em Formiga. Uma contra-proposta dos profissionais está sendo apresentada por representantes do Sindicato e dos médicos e dentistas a membros da Administração Municipal, em uma reunião que começou por volta de 9h, de hoje, na Secretaria de Educação. Ao final deste encontro, o resultado será apresentado a todos os profissionais e em seguida ocorrerá a votação.

Uma proposta inicial da Administração Municipal, em resposta à Pauta de Reivindicações das categorias, foi repassada ao Sintramfor e representantes das duas classes na sexta-feira, dia 14, durante reunião no Gabinete do prefeito.

Médicos

A proposta de Moacir Ribeiro para os médicos é que seja enviado um projeto de lei à Câmara para reduzir a jornada de oito horas por dia, para quatro horas. Com isso, o salário também seria reduzido pela metade. Em cima desse novo salário, a Prefeitura se dispôs a conceder 20% de reajuste mais a revisão geral anual, concedida a todos os servidores, o que resultaria em um acréscimo total de aproximadamente 25,5%. A melhoria salarial é apenas uma das reivindicações dos médicos. Durante a reunião com o prefeito, na sexta-feira, dia 14, eles lembraram que a Prefeitura está pagando R$ 24 mil para médicos contratados por meio de um pregão e que estão exercendo as mesmas atividades que eles exercem como concursados. A infraestrutura ruim e a falta de condições de atendimento e continuidade do tratamento dos pacientes também são reivindicações de médicos e dentistas.

Dentistas

Já para os dentistas, o prefeito propôs apenas incluí-los em um programa de incentivo à produtividade e à qualidade nos postos de saúde. O incentivo poderia chegar a 20% dos salários e abrangeria enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Carga horária

O Sintramfor, os médicos e dentistas salientam que hora nenhuma foi pleiteada a redução de carga horária, a proposta de diminuição das horas de trabalho partiu da Prefeitura.

Pregão

O promotor de Justiça, Marco Aurélio Carvalho, participou da reunião na sexta-feira, a pedido dos médicos e dentistas. Ele intermediou a negociação e aconselhou o diálogo como forma de resolver as questões entre os profissionais e a Prefeitura. Na ocasião, o promotor ainda alertou aos membros da Administração Municipal que um pregão – realizado recentemente, para contratação de médicos, que estão atendendo em um ambulatório na Secretaria Municipal de Saúde e recebendo R$24 mil por mês – está sendo investigado pelo Ministério Público. Ele alertou que a medida, tomada pela Administração Municipal, tem indícios de ilegalidade e que as medidas cabíveis já estão sendo tomadas. O promotor insistiu na via da negociação com os profissionais concursados para que a população não fique desassistida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.