Na dica de nutrição de hoje, a nutricionista Simone Torres, que atende na Clínica Médica do Sintramfor fala sobre um assunto sério que pode parecer inofensivo, mas que dá origem a vários problemas de saúde! Se informe, leia o artigo e se precisar marque sua consulta pelo 3321-3151 😉
O intestino é um órgão de extrema importância no organismo humano e é considerado e reconhecido como nosso segundo cérebro. É um dos nossos órgãos mais complexos e suas ações determinam todo o funcionamento do organismo, incluindo funções mentais e emocionais. Ele serve de “barreira” entre o interior do nosso corpo e perigosos agentes provenientes do meio ambiente através da má alimentação, como bactérias e até alimentos mal digeridos.
Quando essa barreira não está em ordem, como acontece na maioria das pessoas, permite a passagem de grandes moléculas no intestino que ao entrar na corrente sanguínea podem iniciar vários problemas de saúde caracterizando a disbiose intestinal.
A disbiose intestinal é um desequilíbrio da nossa microbiota que reduz a capacidade de absorção dos nutrientes e causa carência de vitaminas. Este desequilíbrio é causado pela diminuição do número de bactérias boas do intestino e aumento das bactérias capazes de causar doença.
Geralmente, a disbiose intestinal provoca sintomas como náuseas, gases e arrotos, períodos alternados de diarreia e prisão de ventre, queda de cabelo, unhas fracas, distensão abdominal, fezes mal formadas, dores de cabeça e cansaço.
Porém esse quadro tem cura, e pode ser alcançada através de uma reeducação alimentar orientada por um nutricionista. No entanto, quando a disbiose não é tratada, as bactérias ruins podem migrar para o sangue, podendo causar uma infecção em todo o organismo.
Esteja alerta com seu estado de saúde, a prevenção ainda é o melhor remédio! Cuide-se bem e procure um nutricionista para lhe ajudar com sua alimentação!
Nutri Simone Torres
CRN 15190
Parabéns amiga . Muito bom trazer para nós conhecimentos talvez , não perceptíveis por muitos de nós. Sucesso e obrigada por nós dá uma ótima informação. Abraço.