
Em maio do ano passado, a Justiça, de Primeira Instância, decidiu favorável ao Sintramfor em nove ações para reintegração dos agentes. No entanto, a Prefeitura recorreu, o que significa que os processos tiveram continuidade no Tribunal de Justiça de Belo Horizonte, e mais recentemente, uma decisão deste Tribunal obrigou o assessor do Sindicato a fazer um recurso extraordinário junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Histórico
O Sintramfor acionou a Justiça em 2015, logo após ser procurado pelos 14 agentes demitidos. Eles receberam a comunicação da Prefeitura de rescisão dos contratos de trabalho no contracheque de maio, de 2015.
O Sindicato considerou que não houve clareza nas demissões. A Lei 11.350 de 2006, modificada pela Lei 12.994 de 2014, que rege as atividades dos ACS, determina como e quando os agentes de saúde podem ser demitidos.
“Já tivemos em outros municípios, várias decisões judiciais em que os ACS demitidos foram reintegrados aos seus cargos, devido à inobservância da Lei ao fazer a demissão”, destacou o presidente do Sindicato, Natanael Alves Gonzaga, na ocasião.
Mais sobre este assunto:
– http://www.sintramformg.com/agentes-comunitarios-enfrentam-possibilidade-de-demissao/
– http://www.sintramformg.com/sintramfor-tentara-cancelar-demissoes-de-agentes-via-judiciario/