
O Sintramfor realizou Assembleia Geral da Campanha Salarial 2026, na Câmara Municipal de Formiga. Com a presença dos servidores que compareceram para deliberar sobre os encaminhamentos da campanha, as pautas apresentadas foram aprovadas pela maioria dos presentes.
A votação definiu os rumos da negociação e os próximos passos do Sindicato em relação às reivindicações da categoria.
Reajuste salarial e vale-alimentação
Foi colocada em apreciação a proposta de reajuste salarial geral de 4,5%, calculado sobre o salário de dezembro, correspondente ao INPC acumulado nos últimos 12 meses, acrescido de 0,6% de aumento real, além de aumento de R$ 60,00 no vale-alimentação.
Durante a Assembleia, houve manifestações de relutância por parte de servidores que esperavam avanços maiores. No entanto, diante da baixa participação da categoria, foi ponderado que haveria pouca força para sustentar a continuidade da negociação em novos termos.
Após debate, a maioria dos presentes aprovou as propostas, entendendo o cenário e deliberando pelo aceite.
Estatuto e Planos de Cargos e Carreiras
Também foi deliberado o item referente à revisão do Estatuto dos Servidores e dos Planos de Cargos e Carreiras da Prefeitura e do SAAE.
A maioria dos servidores presentes aprovou que sejam tomadas as providências necessárias para promover as alterações e atualizações indispensáveis, com o objetivo de corrigir incoerências, dar maior coesão às legislações e fortalecer a estrutura das carreiras do funcionalismo municipal.
Participação
O presidente Natanael Alves Gonzaga parabenizou os servidores que participaram da Assembleia, colocando suas posições e fazendo valer os seus direitos. Ele enfatizou que o Sindicato não tem poder de aprovar ou rejeitar qualquer proposta apresentada pelo Executivo Municipal e que a decisão é sempre dos servidores participantes da Assembleia. Destacou, ainda, a importância da presença de todos nas próximas Assembleias, o que evita conversas sem fundamentos e ataques à instituição sindical.

