Sintramfor reúne categorias da Educação com secretário municipal

Compromisso com alterações no programa para pagamento de insalubridade é uma das conquistas 

reuniao_educacao

Na manhã desta quarta-feira, dia 10, o presidente do Sintramfor, Natanael Alves Gonzaga, reuniu representantes de categorias da Educação, de Formiga, com o secretário municipal de Educação Jaderson Teixeira. O objetivo foi resolver questões relacionadas às funções dos servidores e definir sobre o trabalho dos profissionais no restante deste mês e no próximo.

Durante o encontro, após ouvir o presidente do Sintramfor e também os servidores presentes, Jaderson comunicou a todos que as escolas continuarão funcionando da mesma forma como tem sido até o final desde mês. Portanto, os profissionais devem ir ao trabalho todos os dias e se dedicarem, prioritariamente, às suas funções, mantendo a cooperação com os colegas em outras tarefas na medida do possível.  Uma exceção já havia sido concedida aos pedagogos, que durante este mês, estão autorizados a trabalhar presencialmente, nas escolas, por apenas dois dias, durante oito horas, o restante da carga horária eles devem cumprir em home office. “O foco deste momento é regularizar as ações já desenvolvidas no ano passado”, destacou o secretário.

Revezamento

Já para o próximo mês, Jaderson anunciou mudança. Ele autorizou que os profissionais façam revezamento, comparecendo às escolas três dias por semana. 

Volta às aulas

Apesar de ainda não ter data marcada, Jaderson assegurou que a volta às aulas vai ocorrer em algum momento neste ano. Uma nova avaliação quanto a este assunto será feita em março. Ele lembrou que em todos os demais setores do Município, todos estão trabalhando, mesmo as pessoas que estavam afastadas devido a alguma comorbidade já voltaram a trabalhar presencialmente. Lembrou ainda todo o esforço dos profissionais de saúde, que desde o início da pandemia estão na linha de frente.

Atendimento de saúde a aluno

Já pensando na volta às aulas, mediante relatos de dificuldades enfrentadas com alunos que apresentam febre ou outros sintomas, Jaderson se comprometeu a padronizar um Termo de Autorização para medicação simples, que deverá ser assinado pelos pais. E, após sugestão do presidente do Sintramfor, ele ainda se comprometeu a verificar a possibilidade de transporte e atendimento aos alunos que apresentarem algum sintoma por uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

EPI’S

Sobre os equipamentos de segurança e itens necessários para cumprir os protocolos de Saúde relacionados à pandemia, o secretário anunciou que já foi feita a compra de termômetros, luvas, máscaras, álcool em gel, copos descartáveis, papel toalha e outros itens.

Protocolo

As escolas devem cumprir os Protocolos de Saúde, inclusive, não podem autorizar a entrada de visitas, nem de pais ou alunos.

Insalubridade

A pedido do Sintramfor, o secretário se comprometeu, também, a providenciar alterações no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). As mudanças serão baseadas em resultado de processos judiciais movidos pelo Sintramfor e que tiveram ganho de causa. Com isso, após as alterações, todos os servidores que fazem limpeza de banheiros nas escolas deverão receber 40% de insalubridade. 

Resultado positivo

As conquistas e resultados da reunião foram reconhecidos pelos servidores. Ao final, eles agradeceram ao Sintramfor pela intervenção em favor das categorias e ao secretário pela compreensão e disposição ao acolher as reivindicações.

Compreensão

O secretário pediu que os servidores tenham compreensão em relação às mudanças ocorridas em função da pandemia e se mantenham cooperativos. Ele ainda agradeceu a todos pelo empenho demonstrado até o momento.

Participação

O Sintramfor foi representado pelo presidente Natanael e pela Assessora de Comunicação Lenir Campos (da Allô Marketing); Jaderson estava acompanhado do advogado Antônio Monteiro e do secretário adjunto Luis; e as categorias representadas pelo Sindicato e pelos servidores foram: inspetores, secretários escolares, serventes, zeladores, bibliotecários, e auxiliares de biblioteca.

reuniao_educacao (2)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *