O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Formiga (Sintramfor) participou, nesta terça-feira, de uma reunião na Secretaria Municipal de Educação para tratar da incorporação das horas de Adicional de Extensão de Jornada (AEJ) aos vencimentos das professoras e professores da rede municipal.
O encontro ocorreu na Secretaria Municipal de Educação e contou com a presença da secretária de Educação, Maria Lucia Andrade, e da secretária adjunta da pasta. O Sintramfor foi representado pelo presidente Natanael Alves Gonzaga e pela vice-presidente Evangelina Santos, acompanhados da assessora de Comunicação, Lenir Campos (Alô Marketing). Professores representando a categoria também participaram da reunião.

Na abertura do diálogo, os representantes dos professores apresentaram à secretária o desejo e a importância da incorporação das horas de AEJ aos vencimentos como forma de valorização profissional, segurança jurídica e reconhecimento do trabalho efetivamente desempenhado.
A secretária Maria Lúcia acolheu o pedido, mas ressaltou que a principal dificuldade para o atendimento da demanda é a limitação de recursos financeiros. Segundo ela, atualmente o Município investe mais de 70% dos recursos do Fundeb na folha de pagamento, além de enfrentar a necessidade de investimentos em infraestrutura da rede municipal de ensino. A gestora destacou ainda que será necessário realizar um estudo de impacto financeiro, a ser conduzido pela Secretaria Municipal de Fazenda, para avaliar a viabilidade da incorporação.
Buscando contribuir para a construção de uma alternativa financeira, o presidente do Sintramfor, Natanael Alves Gonzaga, lembrou que o Município deixará de arcar com vale-transporte pago a profissionais da categoria, em razão de decisão judicial definitiva que não acolheu o pedido do Sindicato. De acordo com estimativa apresentada, essa economia pode chegar a aproximadamente R$ 1 milhão por ano, valor que pode ser revertido para viabilizar a incorporação das horas de AEJ.
Ao final da reunião, ficou acordado o prazo para a realização do estudo de impacto financeiro e o agendamento de uma nova reunião para o dia 25 de fevereiro, às 17h30, na Secretaria Municipal de Educação, quando o tema voltará a ser discutido.

Reivindicação já apresentada anteriormente pelo Sintramfor
Durante a reunião, o Sintramfor reforçou que a pauta da incorporação das horas de Adicional de Extensão de Jornada (AEJ) não é nova. A reivindicação já foi formalmente apresentada em momentos anteriores e está detalhada no site oficial do Sindicato, no endereço sintramformg.com, evidenciando a persistência da demanda e a necessidade de avanço concreto nas tratativas.
