Negociado reajuste salarial de 3,43% para servidores

reuniao_edEm reunião na manhã desta sexta-feira, dia 22, o Sintramfor negociou com o prefeito Eugênio Vilela um reajuste salarial de 3,43% para os servidores municipais de Formiga.

A reunião foi mais uma da Campanha Salarial de 2019, que o Sindicato iniciou em janeiro. Na ocasião, o prefeito voltou a lembrar a dificuldade financeira que o Município se encontra devido às verbas que o Estado de Minas Gerais deixou de repassar desde o ano passado, somando aproximadamente R$25 milhões. Ele destacou que não pode conceder um reajuste maior que 3,43% (relativo ao Índice Nacional de Preço ao Consumidor/INPC) e que este já causará um impacto preocupante no orçamento.

Ficou acordado que o prefeito deverá, então, providenciar o Projeto de lei que permitirá o reajuste salarial, retroativo ao dia 1 de janeiro deste ano, que é a data-base de revisão dos vencimentos dos servidores municipais de Formiga.

Magistério

O Sintramfor tratou, ainda, com o prefeito, sobre o reajuste salarial dos profissionais do magistério. O prefeito se comprometeu a cumprir a legislação que trata sobre o tema e a providenciar o projeto de lei para conceder o reajuste de 4,17%, estipulado pelo Governo Federal para 2019. O reajuste será retroativo a janeiro deste ano.

Cargos comissionados

Devido à dificuldade financeira do Município, o prefeito decidiu que o reajuste salarial será apenas para os servidores efetivos. As pessoas que ocupam cargos políticos, inclusive com função gratificada, continuarão recebendo o mesmo salário de 2018, informou Eugênio.

Vale-alimentação

O Sintramfor tratou com o prefeito também sobre o reajuste do vale-alimentação, uma das principais reivindicações da Campanha Salarial. Sobre este item, Eugênio alegou que não pode negociá-lo enquanto o Decreto 7676/2019 (de calamidade financeira) estiver em vigor, até o dia 30 de abril deste ano. Assim, ficou acordado que a negociação para reajuste do vale-alimentação será retomada após a data.

Presenças

Além do presidente do Sintramfor, Natanael Alves Gonzaga, participaram da reunião representando o Sindicato, a vice-presidente Evangelina dos Santos e o assessor jurídico Vicente de Paulo; Eugênio estava acompanhado do secretário de Fazenda Cleuton Lima e do chefe de Gabinete Alex Arouca.

Saiba mais sobre a Campanha Salarial aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *